Como regular melhor temperatura no ambiente de trabalho?

A temperatura ambiente nos escritórios ou locais de trabalho costuma ser tema recorrente entre as pessoas, umas mais “calorentas”, outras menos. Quem nunca ouviu comentários do tipo “Bem que poderia ter um ar-condicionado aqui…” ou “Esse lugar tá parecendo uma geleira!”?

A climatização correta dos ambientes é essencial para a execução de tarefas cotidianas. Se a temperatura não estiver confortável, pode comprometer o desempenho dos trabalhadores, gerar incômodo, cansaço, estresse e redução da produtividade.

Espaços muito quentes ou muito frios podem interferir na disposição dos trabalhadores no ambiente. Isso porque o corpo gasta energia para se adaptar à temperatura local e o cansaço pode aumentar antes do fim do expediente. Com isso, há menos energia para o desenvolvimento das atividades, para a concentração, para a execução de tarefas físicas, entre outras. Como então podemos melhor adequar a temperatura ambiente?

A 9ª Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) fornece orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar em ambientes de uso público e coletivo, climatizados artificialmente. De acordo com a Resolução, a faixa de temperatura indicada para o verão varia entre 23 e 26 graus. Já para o inverno a taxa de variação recomendada é de 20 a 22 graus.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, se não houver consenso, pode-se estabelecer um padrão com base nas recomendações da ANVISA. “A temperatura é um tema comum nos escritórios, pois alguns sentem mais calor ou frio do que os outros. É importante que exista um diálogo entre as pessoas para criar o melhor ambiente de trabalho possível”, afirma.

Além das faixas de temperatura em ambientes com ar-condicionado, a preocupação com a contaminação do ar também deve existir, já que ele pode disseminar bactérias, vírus, entre outros agentes. A falta de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado pode causar doenças que atingem principalmente garganta, traquéia e pulmão, sendo algumas infecciosas. Por isso, é obrigatório que se realize a limpeza do ar-condicionado a cada ano e do filtro mensalmente.

Fonte: Sinttrol

Facebook