Depois das mulheres, agora é a vez dos homens se prevenirem contra o câncer – Sinttrol – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina

Depois das mulheres, agora é a vez dos homens se prevenirem contra o câncer

novembro-azul-sinttrolOutubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção contra o câncer de mama. Com isso, muitas entidades abraçam a causa e promovem atividades voltadas à conscientização da sociedade, em especial das mulheres. No entanto, os homens também precisam estar atentos aos cuidados com a saúde.

Novembro é o mês internacionalmente dedicado às ações de prevenção ao câncer de próstata, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre a população masculina. Por isso, neste mês é lançada a campanha Novembro Azul.

Aproximadamente três quartos dos casos da doença, em todo o mundo, ocorrem com homens que possuem mais de 65 anos. Se diagnosticados no início, o risco de morte é reduzido. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer.

Pensando em ajudar na prevenção da doença, o Sindicado dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) também adotou a campanha como forma de conscientização da categoria e de toda a população.

Conforme explica o presidente do Sindicato, João Batista da Silva, a maioria dos trabalhadores da categoria é do sexo masculino. Por isso, é importante que o Sindicato vista a camisa azul, assim como tem feito para o Outubro Rosa.

“O objetivo é conscientizar sobre a doença e, principalmente, motivar a população a realizar os exames preventivos. Alguns especialistas relatam que, após o aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos já estão em fase avançada. Os exames preventivos são fundamentais para evitarmos essa estatística”, afirma.

Exames preventivos

O exame do toque retal é o teste mais comum e eficaz na identificação de algum indício da doença, desde que combinado com o exame de sangue. A própria Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, com 45 anos ou mais, façam o exame de próstata anualmente.

Fonte: Sinttrol

Facebook