Criado como Sindicato dos Condutores, a entidade foi fundada em 5 de fevereiro de 1964. Aquele seria um ano tumultuado na política nacional. Com a instauração do regime militar no país, em 31 de março, foi instalada uma forte repressão ao movimento sindical. 
 
     Diante da conjuntura política que o país vivenciava, o sindicato londrinense teve dificuldades para expandir a sua base territorial. No entanto, a partir de 1980, um novo grupo de dirigentes – influenciado pelo sindicalismo atuante que surgia em alguns centros, como São Paulo e São Bernardo – deu início a uma fase importante de lutas e conquistas.
 
    Nessa época, foram assegurados diversos benefícios para os rodoviários, tais como jornada de seis horas, piso salarial, adicional por tempo de serviço, anuênio e seguro de vida.
 
     Em 1984, seria o ano em que o Sindicato dos Condutores passaria a se chamar Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol). No ano seguinte, o Sinttrol expande sua base territorial para todo o norte do Paraná. Trabalhadores de 81 municípios foram beneficiados, pois passaram a contar, a partir dessa data, com uma representação mais próxima. Eles não precisavam mais recorrer, por exemplo, ao sindicato estadual, sediado em Curitiba.
 
     A categoria se fortaleceu, e dezenas de acordos e convenções coletivas foram celebrados. Nos anos 2000, o Sindicato iniciou um rigoroso processo de modernização. Em 2002, foi a vez da inauguração de uma nova sede central. Na sequência, um espaço de lazer foi disponibilizado ao associado. Trata-se da Chácara do Sinttrol, que possui piscinas, quiosques, sauna, quadras de futebol, salão de jogos, salão de festas e churrasqueiras. O local está à disposição do trabalhador.
 
     Hoje, há transparência na administração da entidade. As ações são tomadas com base na manifestação dos trabalhadores e nas necessidades da categoria.