Outubro Rosa: a hora de prevenir o câncer de mama é agora!

Este é o mês de uma iniciativa muito importante para todas as brasileiras. O Outubro Rosa é um grande movimento de conscientização sobre câncer de mama no país. O Sinttrol aproveita a oportunidade para reforçar a importância de que todas as trabalhadoras da categoria adotem as medidas para detectar a doença o mais cedo possível.

O problema preocupa porque é silencioso e uma das maiores causas de morte entre mulheres no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2016, foram cerca de 58 mil casos diagnosticados no Brasil. É o segundo tipo de tumor mais incidente por aqui, perdendo apenas para o câncer de pele.

Se detectada em estágios iniciais, a doença tem boas perspectivas de cura. A dificuldade é que, em grande parte das vezes, a paciente só chega ao consultório médico quando o quadro já está muito avançado. Segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, em 2012, o câncer de mama causou exatamente 521.907 mortes ao redor do globo.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, é importante que as trabalhadoras da categoria saibam que podem contar com o sindicato para ter acesso a consultas preventivas.

“Sindicalizadas podem nos procurar para emitir guias de consultas com um especialista o quanto antes. Já os filiados do sexo masculino também podem fazer agendamentos para suas dependentes, como esposas e filhas”, orienta João Batista.

Como prevenir o câncer de mama?

O câncer pode ser diagnosticado precocemente e, assim, ter maiores chances de cura. Isso pode ser feito de uma maneira totalmente gratuita: realizando o autoexame uma vez por mês. O procedimento consiste em tocar a própria mama executando alguns movimentos específicos, que podem ajuda a identificar nódulos.

Na dúvida, você deve pedir orientações para um médico de sua confiança.

Além disso, é muito importante ir ao ginecologista regularmente e fazer um teste chamado mamografia, exame simples que rastreia o tecido das mamas em busca de alterações. A indicação é de que o procedimento seja feito pelo menos uma vez por ano após os 40 anos. Em casos específicos, o profissional de saúde pode solicitar intervalos menores.

A mamografia pode ser feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trabalhadoras filiadas do Sinttrol têm a opção de procurar por alguma das clínicas conveniadas ao sindicato para realizar o exame, assim como familiares de trabalhadores sindicalizados.

Durante todo o mês de outubro, prefeituras de vários municípios brasileiros organizam mutirões para realização de testes. Em Londrina, o Hospital do Câncer organiza ações específicas para conscientização sobre o câncer de mama. Vale ficar de olho!

Fonte: Sinttrol

Post Relacionados