Postura correta garante o bem-estar do motorista durante o trabalho

A rotina de um motorista profissional pode ser muito cansativa e desgastante. Muitas vezes, o trabalhador não dá muita atenção para sua postura durante o trabalho. Além disso, muitos veículos disponibilizados pelas empresas não estão nas condições ideais de uso, prejudicando a saúde física de quem os utiliza.

Ao longo dos anos, esse conjunto de fatores pode ocasionar dores musculares em várias partes do corpo, tornando os incômodos algo constante durante a realização do trabalho. Por isso, a postura correta é essencial para evitar dores e desconforto físico.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, os impactos repetitivos sofridos pelos motoristas dentro dos veículos também podem causar dores na coluna e outros problemas de saúde.

“Se a suspensão não estiver em bom estado ou se o banco não for bem fixado, a saúde física do trabalhador estará em risco. Por isso, as empresas precisam garantir que os veículos disponibilizados aos funcionários estejam com a manutenção em dia”, ressalta João Batista.

Prevenção

Para evitar lesões na coluna, enquanto estiver dirigindo, o motorista deve manter os ombros relaxados e distribuir o peso do corpo igualmente, mantendo os calcanhares apoiados no assoalho do veículo. Ao se posicionar de forma incorreta no assento, o trabalhador pode sentir grande tensão corporal, formigamento e até mesmo sofrer danos permanentes nas costas.

Durante o serviço, é importante movimentar a cabeça, alongar o pescoço e os ombros. Esses exercícios ajudam a evitar dores e inflamações musculares, além de prevenir o acúmulo de tensão nos ombros.

Nos intervalos, o motorista também pode realizar alguns movimentos. Com o veículo parado, o trabalhador deve puxar uma perna para o peito e contar até 20, repetindo o movimento do outro lado. Depois, ele deve colocar a ponta dos pés para cima e para baixo e finalizar o exercício fazendo círculos com os pés em sentido horário e anti-horário.

Fonte: Sinttrol

Post Relacionados