Praticar exercícios regularmente melhora a saúde do trabalhador

Motoristas profissionais passam horas ao volante todos os dias. Essa rotina pode se tornar cansativa e desgastante, gerando desconforto para o trabalhador. Ao longo dos anos, dirigir com a postura incorreta e a falta de disposição para praticar exercícios físicos, podem causar dores em diversas partes do corpo.

Para evitar esse problema, o ideal é sempre dirigir com a postura correta e, enquanto estiver na estrada, manter os ombros relaxados, variando a posição por breves períodos de tempo. Além disso, é essencial distribuir igualmente o peso do corpo, mantendo os calcanhares apoiados no assoalho do veículo, os joelhos e cotovelos levemente dobrados e a cabeça alinhada com o quadril.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, o ideal é que o empregado utilize as pausas durante o trabalho para se mexer e realizar alguns exercícios.

“Entre uma parada e outra, movimentos de alongamento podem ser facilmente executados pelo motorista. É extremamente importante realizar exercícios regularmente e alternar a posição enquanto dirige. O trabalhador tem direito a intervalos de descanso e deve aproveitar esses momentos da melhor maneira possível”, afirma.

Outros cuidados

Todo o estresse diário pode se acumular nos ombros do trabalhador. Por esse motivo, é importante que ele movimente a cabeça e alongue o pescoço e os ombros, para evitar dores e inflamações musculares.

Um exercício sugerido é virar a cabeça vagarosamente para a direita e para esquerda e depois para o teto e para o chão. O ideal é que esse movimento seja repetido dez vezes. Depois, deve-se apoiar a mão na lateral da cabeça e puxar lentamente em direção ao ombro.

Além desses cuidados, o trabalhador também deve alongar as pernas e os pés. Quando o veículo estiver parado e o condutor sentado, deve puxar uma perna para o peito e contar até vinte, repetindo o movimento para o outro lado. Então, deve-se colocar a ponta dos pés para cima e para baixo por 10 segundos e depois realizar movimentos circulares em sentido horário e anti-horário.

Fonte: Sinttrol

Facebook