Sinttrol se reúne com a diretoria da Fetropar e discute ação coletiva contra CEF

O Sinttrol se reuniu com representantes de outros sindicatos vinculados à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) na manhã desta quinta-feira (30).

Durante a atividade, os diretores das entidades debateram a conjuntura nacional e os próximos encaminhamentos para demandas da categoria. Um deles é a proposta de ação coletiva contra a Caixa Econômica Federal.

O banco tem cobrado taxas sobre o recolhimento e repasse da contribuição sindical dos trabalhadores. A prática não é permitida, de acordo com o entendimento da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A assessoria jurídica da Fetropar já avaliou o caso e sinalizou a viabilidade do processo.

O Sinttrol irá aderir à ação e já enviou toda a documentação necessária. Para o presidente do sindicato, João Batista da Silva, a cobrança representa uma vantagem indevida sobre valores que devem ser destinados somente ao movimento sindical e às pautas da classe trabalhadora.

“A Caixa é a única instituição bancária autorizada a receber as contribuições. Portanto, se há um único local que pode concentrar essa verba, não é correto que possa fazer qualquer tipo de desconto sobre esse serviço”, explicou João Batista.

Reunião também discutiu Seminário Jurídico da Fetropar

Os dirigentes também discutiram a importância de um evento anual organizado pela Fetropar, em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC) e o Instituto Edésio Passos. O Seminário Jurídico da entidade, em 2018, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro.

As palestras, oficinas e discussões que serão propostas nesses dois dias vão debater caminhos e práticas jurídicas para garantir os direitos da classe trabalhadora diante da Reforma Trabalhista.

 Juristas e especialistas em Direito do Trabalho irão conversar sobre o tema com dirigentes sindicais, fortalecendo ainda mais o enfrentamento à retirada de direitos do trabalhador brasileiro.

Fonte: Sinttrol

Facebook