Trabalha ao ar livre? Então use protetor solar!

Trabalhar ao ar livre tem suas vantagens, mas num país tropical como o nosso a exposição contínua à radiação ultravioleta pode causar sérios riscos à saúde, como o câncer de pele.

Esse tipo de câncer é um tumor que pode ser dividido em dois grupos. O não melanoma, que é o mais habitual e menos agressivo, e o melanoma, bom, ele é só o pior, mais severo e mais perigoso tipo de câncer de pele. Para você ter uma noção da gravidade, ele é capaz de invadir qualquer órgão e se alastrar pelo corpo.

No Brasil, o câncer de pele é responsável por 25% dos casos de câncer, segundo dados da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), que é o Portal da Saúde e Segurança do Trabalhador. Os trabalhadores representam 90% dos que desenvolveram a doença. Sim, é um número assustador.

Como se proteger?

Protetor solar é indispensável. O fator de proteção solar (FPS) não pode ser inferior a 30. Portanto, se você trabalha exposto ao sol, a empresa tem a obrigação de fornecer filtro solar. Use generosamente antes de se expor e não se esqueça de reaplicá-lo a cada duas horas.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também são importantíssimos e, da mesma forma, é dever do empregador fornecê-los aos trabalhadores. Quais são esses equipamentos? O próprio protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas claras e leves que cubram a maior parte do corpo.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, a empresa tem o dever de prezar pela segurança e pela saúde dos seus empregados. “O patrão tem a obrigação de fornecer todos os equipamentos e substituí-los regularmente, para que o trabalhador não fique sem material de proteção contra os raios solares”, afirma.

Você precisa também se hidratar e comer bem, de forma saudável, evitando o máximo possível comidas pesadas, que só ajudam a aumentar o cansaço e podem provocar intoxicação alimentar.

E não esqueça: vá ao dermatologista! Exames preventivos são essenciais, então visite-o regularmente. Combinado?

Caso a empresa não esteja cumprindo com a responsabilidade dela, procure o sindicato e denuncie.

 

Post Relacionados
Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.